Unimed Federação Centro Brasileira avança em projetos estratégicos e reforça importância da adesão das federadas

 


Na sexta-feira, 8 de agosto, o Conselho Federativo da Unimed Federação Centro Brasileira reuniu-se com a presença de diretores da Federação e das Unimeds federadas. Em pauta, o status atual de projetos desenvolvidos, novas ações e o fortalecimento de serviços prestados às Singulares.

 

Um dos destaques da pauta foi o Projeto AdviceHealth, que já demonstra resultados expressivos. Apenas com a negociação junto a um fornecedor de OPME, o projeto proporcionou às federadas participantes uma economia estimada de R$ 800 mil. A iniciativa busca ampliar o leque de fornecedores com melhor custo-benefício, garantindo qualidade e economia às cooperativas.

 

"Com mais de 40 empresas em negociação, a tendência é de expansão da economia para todas as federadas", enfatizou o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional da Federação, Éder Cassio Rocha Ribeiro.

 

Sul Goiano

 

Outro ponto em pauta foi a reorganização operacional das Unimeds do Sul Goiano, apresentada pelo presidente da Federação, Danúbio Antonio de Oliveira. A medida prevê a integração de cinco cooperativas: Unimed Vale do Corumbá (Ipameri), Unimed Catalão, Unimed Caldas Novas, Unimed Morrinhos e Unimed Regional Sul Goiás (Itumbiara).

 

Vista como um caminho para o fortalecimento institucional das Singulares, a proposta recebeu apoio unânime do Conselho Federativo, com a aprovação do subsídio financeiro da Federação para o estudo técnico da reorganização.

 

Projetos

A Federação também apresentou novos projetos e o status de iniciativas em andamento, como o projeto voltado às terapias especiais para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que visa melhorar a qualidade da assistência com ações em gestão clínica, capacitação e articulação com parceiros estratégicos.

 

O diretor-superintendente Martúlio Nunes Gomes, destacou que espera já apresentar evoluções na próxima reunião do Conselho.

 

Outros temas relevantes em pauta foram o Projeto CSC Controladoria, que promove uma análise aprofundada da saúde financeira das cooperativas; o Pentest Federativo, um checkup preventivo para testar a segurança digital das federadas; e a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que visa desburocratizar a gestão de documentos, aperfeiçoando a segurança da informação nas Unimeds.

 

Também foram apresentados os pilares auditados pelo PNGPPD/25 (Programa Nacional de Governança em Proteção e Privacidade de Dados) da Unimed do Brasil.

 

Adesão

O presidente Danúbio Antonio de Oliveira destacou a relevância da adesão de todas as Unimeds aos projetos e serviços oferecidos. “Estamos fortalecendo o sistema de forma coletiva. A participação ativa de cada federada é essencial para evoluirmos juntos, com mais eficiência, sustentabilidade e qualidade na assistência à saúde.”

 

A reunião ainda celebrou conquistas importantes: a Unimed Goiânia e Unimed Cerrado foram premiadas no Prêmio de Comunicação 2025 da Unimed do Brasil, e a Unimed Palmas teve reconhecimento nacional com o prêmio de Profissional Protagonista em Experiência do Cliente.

 

Logo após o encontro, foi realiza uma Assembleia Geral Extraordinária para votar a criação do Fundo para Medicamentos de Alto Custo, que foi aprovado por unanimidade, reforçando o compromisso solidário entre as cooperativas.

Postagem Anterior Próxima Postagem