Diretores, gestores e colaboradores do Sistema Unimed se reuniram por três dias para conhecer estratégias que promovem conexão com os clientes e crescimento sustentável
Conectar, cooperar e crescer: esse foi o tema do 17º Workshop de Vendas e 4ª Convenção de Mercado, realizados pela Unimed Federação Centro Brasileira e Unimed Goiânia, que reuniram diretores e equipes durante três dias de trocas de conhecimento, de 31 de julho a 2 de agosto, em Goiânia (GO).
Para iniciar a jornada, que contou com o apoio do Sicoob UniCentro Br, o público assistiu a uma palestra do economista e empresário Samy Dana. Ele destacou como a produtividade é a chave para o crescimento de uma economia. No Brasil, apesar de entraves, como a complexidade tributária, há mercado e possibilidades para se desenvolver.
“É evidente que muitas empresas quebram por fazer investimentos errados, mas outras porque, simplesmente, não fizeram nada. O Brasil tem desafios, mas você pode perder (chances) por não fazer nada”, destacou.
Comunicação e venda
Não é segredo que, para vender, é preciso se comunicar bem. A jornalista Liliane Bueno conversou com os participantes sobre a potência da comunicação e do reconhecimento de valor no que é vendido.
“Pessoas que entendem o poder da influência que carregam sabem que comunicação não é sobre o que se fala, mas sobre o que se obtém com a narrativa”, descreveu ela. No entanto, não se trata de manipulação, mas de “entender de gente”. Ou seja, compreender o comportamento do público e o poder do relacionamento, reconhecendo que desejos mudam de acordo com cada pessoa. “Sai na frente quem entende esse processo e se adapta”.
A conexão da população com a marca também é criada por meio de uma publicidade de qualidade, como mostrou o publicitário Frederico Parma. Para isso, é preciso ter mais do que criatividade, mas métricas e dados, que irão ajudar a criar a peça ideal para o grupo a quem ela se destina, com a tão importante ligação emocional.
A conexão deve estar em todas as ações de uma cooperativa, inclusive na precificação dos produtos. A atuária, gestora e consultora de operadoras de planos de saúde, Jacqueline Barbosa, explicou a importância de observar em detalhes o perfil do futuro beneficiário para criar uma tabela de valores adequada, de acordo com os riscos.
“Isso não atrasa a venda, mas a qualifica, trazendo uma melhor carteira. Essa é uma das responsabilidades do consultor de vendas. Prefira vender certo do que correr o risco de um cancelamento ou desgaste”, aconselhou.
Inteligência artificial e conexão emocional combinam?
O diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Frederico Xavier, foi o responsável por mostrar que, em tempos de inteligência artificial (IA), a conexão ainda deve estar presente. Afinal, apesar da tecnologia, o que é precioso está na performance e nas emoções humanas.
“A IA é programada por humanos e nós temos que mostrar nossos valores éticos e morais a ela. A ferramenta deve aprender com os nossos conhecimentos”, ilustrou. “O futuro é a colaboração entre o ser humano e a tecnologia. A IA acelera processos, mas quem cria vínculos são as pessoas”.
Para abordar um dos focos do 17º Workshop de Vendas e 4ª Convenção de Mercado, o crescimento, os diretores da Unimed Goiânia e Unimed Federação Centro Brasileira debateram as formas de desenvolvimento com base na ética e honestidade, durante uma mesa-redonda.
Educação continuada, comitês de ética, cultura organizacional e equidade são algumas das formas para conquistar esse objetivo. “Temos que ser conscientes dos problemas e humildes para o aprendizado. É isso o que irá gerar resultado. Eu conclamo a todos, especialmente aos gestores, para que tenham uma escuta ativa, pois podem existir ideias melhores que as nossas e caminhos melhores do que pensamos”, resumiu Márcia Cristina de Toledo, também conselheira de Administração.
Talk Show com quem representa o sucesso
Para animar ainda mais os eventos, as ex-jogadoras e campeãs pela Seleção Brasileira de Vôlei, Jaqueline Carvalho e Fernanda Venturini, subiram ao palco para mostrar como o trabalho em conjunto promove vitórias.
Elas conversaram sobre como foi participar de gerações que marcaram a história do esporte brasileiro e como o respeito entre as jogadoras foi essencial para o sucesso dos times. Obviamente, os desafios também estavam presentes, como contusões.
“Eu fiz três cirurgias no joelho antes das Olimpíadas e muitas pessoas achavam que eu não iria voltar (para as quadras), mas eu voltei. Nós podemos dar a volta por cima”, contou Jaqueline, que é bicampeã olímpica.
A Noite Match Point encerrou a programação do segundo dia, com o reconhecimento dos corretores campões em vendas. Foram homenageados 52 profissionais da Unimed Goiânia, Unimed Catalão e Unimed Anápolis.
Conectar para gerar confiança
As inspirações continuaram com as histórias e conversas entre os dirigentes da Unimed Federação Centro Brasileira e Unimed Goiânia, em uma mesa-redonda no último dia de evento. Eles abordaram como a conexão interpessoal impacta diversas áreas, desde aspectos individuais até os organizacionais.
“A ética e a transparência devem existir em todas as partes da nossa vida. Acho que isso é o mais importante: a conexão que nos leva a um objetivo, mas sempre sendo honesto com o próximo. A honestidade não é qualidade, é uma obrigação”, relatou o presidente da Unimed Goiânia, Lueiz Amorim Canêdo.
As conexões também são essenciais para o bem-estar mental. “Não nascemos para viver isolados. Socializar, acompanhar e estar ao lado da outra pessoa traz resultados. Somos sociáveis e temos que criar boas conexões”, complementou Éder Ribeiro, diretor de Integração e Desenvolvimento Institucional da Federação.
Assim, as conexões geram outro ativo valioso: a confiança. “O maior problema que temos nas cooperativas é a confiança. A falta dela torna o produto a ser vendido lento e caro. Hoje, a maior necessidade que temos é ser ágeis em nossa comunicação e conexão, assim como as redes verticalizadas (operadoras concorrentes)”, explicou Haikal Helou presidente da Câmara do Setor de Saúde da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG).
Após a jornada de aprendizado, o 17º Workshop de Vendas e 4ª Convenção de Mercado foi finalizado com chave de ouro com uma palestra de Thiago Concer, referência em vendas no Brasil. Ele apresentou que os fechamentos de negócios não ocorrem por “sorte”, mas, sim, quando há uma ligação genuína entre vendedor e cliente. Por isso, o segredo não está apenas na qualidade do produto, mas na operação comercial, especialmente em um mercado com ampla concorrência.
Nesse âmbito, estão envolvidas a ambição, consistência, disciplina e o que Thiago chamou de “raridade” de cada vendedor. “Venda é consequência. O que você controla são as atividades que levam a ela”, definiu.
Dessa forma, mais do que planejar algo, é preciso executar. “O que vemos na prática é que grupos que lideram têm capacidade de execução. Colocar na prática aquilo que nós já sabemos”, finalizou.
Hora de crescer: as opiniões do público
“A programação foi produtiva e com assuntos atualizados, acrescentando no âmbito pessoal e profissional. Um dos aprendizados foi conhecer a individualidade de cada cliente, para oferecermos exatamente o que ele está procurando. Não apenas vender um produto, mas vender uma solução”.
Fernanda Velasco
Analista de Relacionamento Empresarial da Unimed Goiânia
“Os conhecimentos da consultora Jacqueline agregaram na compreensão dos desafios das receitas e mensalidade, incluindo o que deve ser considerado nas estratégias para reduzir a sinistralidade”.
Fernando de Oliveira
Coordenador de Controladoria da Unimed Goiânia
“O evento foi incrível, tanto pela logística, quanto pelo espaço e pela organização. As palestras foram dinâmicas. A de inteligência artificial foi ótima. A do Samy Dana também, pois fugiu das questões políticas e mostrou que não temos que ficar esperando o ‘tempo certo’ para agir”.
Clailton José da Silveira
Coordenador da Inteligência de Vendas da Unimed Goiânia
“O tema escolhido, ‘conectar, cooperar e crescer’, foi muito interessante e estamos caminhando entre esses verbos de forma dinâmica. Estamos aprendendo muito e ainda fazendo networking”.
Ellen Andrade
Diretora Comercial e Marketing da Unimed Caldas Novas
“Evento grandioso, os assuntos são temas atuais e que precisamos debater para o nosso crescimento sustentável. Já estamos crescendo de forma sustentável, porque eu acredito que o crescimento de uma operadora não pode ser exagerado. É preciso ter cuidado, com uma carteira sustentável”.
Renato Azevedo
Presidente da Unimed Araguaína