Programa Jovem Candango inicia processo seletivo com novidades

Inscrições serão abertas nesta segunda-feira (26) com 1.800 vagas que incluem filhos de mulheres vítimas de feminicídio, jovens assistidos pelo programa Vira Vida e participantes de projetos dos Centros de Juventude do DF



A Secretária da Família e Juventude do DF (SEFJ) abre inscrições para a contratação de 1.800 jovens entre 14 e 18 anos na próxima segunda-feira (26). Os interessados deverão realizar inscrição até o dia 23 de julho por meio do endereço: www.juventude.df.gov.br/jovemcandango. Também serão disponibilizadas todas as informações em edital que será publicado no primeiro dia de inscrição.  

Desta vez, o processo seletivo apresenta o benefício de pontuação social para filhos de mulheres vítimas de feminicídio e jovens atendidos pelo programa Vira Vida, além da inclusão de participantes de projetos executados pelos Centros de Juventude do DF.

Atualmente, o GDF possui 1.400 vagas preenchidas por jovens contratados por meio da gestão da SEFJ em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCS) Renapsi e Jerônimo Candinho.

Os jovens candangos trabalham no contraturno escolar, no período de quatro horas diárias no apoio administrativo aos órgãos públicos do DF, além de receber remuneração de meio salário mínimo, atualmente no valor de R$ 660,00 e benefícios de vale-alimentação, transporte, seguro de vida, 13° salário e férias. Além disso, os contratados ainda participam de curso para complemento da sua formação profissional.

"O Jovem Candango é um programa muito importante para a sociedade, pois dá oportunidade ao jovem que vive em situação de vulnerabilidade de conquistar a sua primeira experiência profissional e receber um recurso que ajuda na sua formação escolar e algumas vezes servem como complemento para a família", destaca o secretário Rodrigo Delmasso.
A Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, avalia a iniciativa de benefício aos filhos de mulheres vítimas de feminicídio como uma maneira de amparar esses jovens.

 "Sabemos como a violência de gênero deixa marcas. Quando uma mulher é vítima de feminicídio, seus filhos ficam órfãos e enfrentam não apenas a perda da mãe, mas também o trauma da violência e as consequências de viver sem o apoio parental. Ter vagas destinadas a esses jovens é uma forma efetiva de amparo e de possibilitar novos caminhos".

Acompanhe o cronograma das etapas do processo seletivo para vagas do programa Jovem Candango

I – 26 de junho de 2023 – Publicação do Edital de Chamamento Público no Diário Oficial do Distrito Federal e no endereço eletrônico www.juventude.df.gov.br;
II – 26 de junho de 2023 – Abertura das inscrições;
III – 23 de julho de 2023 – Encerramento das inscrições;
IV – 01 de agosto de 2023 – Divulgação da lista dos classificados;
V – 01 de agosto a 05 de agosto de 2023 – Convocação dos aprovados;
VI – 07 de agosto a 18 de agosto de 2023 – Entrega dos documentos e reconvocação dos aprovados;
VII – 23 de agosto de 2023 – Contratação do primeiro lote de aprovados.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

BRB