Comércio pode funcionar normalmente durante os jogos da Copa

A Fecomércio-DF informa que, ao longo da primeira rodada de jogos da Copa do Mundo, as empresas poderão funcionar durante as partidas de futebol. Fica a cargo de cada dono de estabelecimento a decisão de liberar, ou não, seus funcionários, assim como determinar o horário de saída e retorno aos postos de trabalho



Não há impedimento legal ou nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) para abertura do comércio nos dias e horários de jogos da Seleção Brasileira. Portanto, segue de forma facultativa o funcionamento das lojas. As empresas localizadas em shopping, no entanto, deverão observar as regras de funcionamento desses empreendimentos.

A Fecomércio-DF destaca que muitos donos de estabelecimento informaram sobre a possibilidade de instalar TVs para que as equipes assistam aos jogos durante o horário de trabalho, sem prejudicar o atendimento aos clientes. É o caso de farmácias e lotéricas, que vendem produtos de primeira necessidade e serviços com prazo de pagamento.

Os supermercados devem manter o funcionamento, já que é esperado um aquecimento nas vendas nos dias de jogos. Bares e restaurantes também apostam no grande movimento de clientes durante as partidas, com transmissão ao vivo de todos os jogos do campeonato mundial.